Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

CES 2015 reforça tendência de interconectividade entre dispositivos

Um dos convidados a dar ênfase nessa área foi o CEO da Samsung, B.K.Yoon. O executivo afirmou em sua apresentação que, no futuro, dispositivos diversos, de televisores a equipamentos de aquecimento, estarão ligados

[FOTO362216]
A Consumer Eletronics Show (CES) só termina na sexta-feira, mas já é possível identificar algumas tendências da tecnologia reveladas durante o evento. A principal delas é que no futuro, a maioria dos aparelhos estarão conectados entre si e, muitos deles estarão ligados à rede de computadores, o fenômeno chamado internet das coisas.

Um dos convidados a dar ênfase nessa área foi o CEO da Samsung, B.K.Yoon. O executivo afirmou em sua apresentação que, no futuro, dispositivos diversos, de televisores a equipamentos de aquecimento, estarão conectados. Como forma de reforçar seus argumentos, a Samsung anunciou durante a CES que, em 2015, todas as suas Smart TVs virão equipadas com sistema operacional Tizen, plataforma padrão de código aberto. Segundo os representantes da companhia, dessa forma será mais fácil que desenvolvedores do mundo todo criem programas e aplicativos para os televisores.

[SAIBAMAIS]Outra empresa que exemplificou bem as possibilidades de conexão entre aparelhos foi a Mercedes-Benz. A fabricante alemã apresentou o veículo-conceito F015 Luxury in Motion, um carro totalmente autônomo e conectado a diversos dispositivos. Com ele será possível controlar o automóvel a distância e até mesmo pedir para que estacione sozinho por meio de programas e aplicativos.

Além dos televisores e dos carros, máquinas de lavar, geladeiras, fechaduras e até mesmo lâmpadas inteligentes foram apresentadas no evento, mostrando que a tendência da internet das coisas está cada vez mais perto da realidade.

Tecnologia de vestir

Outro fenômeno que deve se popularizar nos próximos anos é o de tecnologias vestíveis. Em 2014, diversas pulseiras e relógios inteligentes foram lançados e, se levadas em consideração as apresentações da CES, o número de aparelhos wearables será ainda maior.

Até mesmo fabricantes pouco acostumadas com o setor buscam se aventurar. É o caso da Alcatel, que apresentou uma linha de smartwaches na feira com capacidade de se comunicar tanto com aparelhos Android quanto iOS.

A francesa Withings também aproveitou o evento para lançar a linha popular Activité Pop de seus relógios inteligentes. E a Fitbit anunciou o início das vendas do Surge, relógio inteligente voltado para os praticantes de atividades físicas.

E os wearables não se restringem ao pulso. A Sony revelou o SmartEyeglass Attach, equipamento semelhante ao Google Glass, capaz de mostrar diversas informações nas lentes dos óculos, mas sem data para produção ainda.

A Intel também anunciou a colaboração com a marca de óculos Oakley para a produção de vestíveis inteligentes em um futuro próximo.

Com informações de João Gabriel Amador