A Sony anunciou nesta terça-feira (3/12) o lançamento de uma edição limitada do PlayStation 4 em comemoração ao aniversário de 20 anos do primeiro PlayStation. O produto terá acabamento em cinza, mesma cor adotada pela empresa na primeira edição do aparelho.
Até agora, foi anunciado somente o preço da versão europeia, que custará 499 euros e virá com o PlayStation Camera, além de uma base de suporte. O público dos Estados Unidos já poderá fazer a pré-venda a partir do próximo sábado (6/12). Mas não serão muitos os donos da edição, já que serão produzidas apenas 12.300 unidades no mundo todo.
Além disso, a Sony lançou uma atualização de software para o PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita, que trará um tema de cor cinza e o clássico som de inicialização que era ouvido ao se ligar o primeiro PlayStation.
Trajetória de sucesso
Há exatos 20 anos, era iniciada uma grande mudança no mundo dos jogos eletrônicos. Em 3 de dezembro de 1994, a Sony anunciava no Japão o lançamento do PlayStation, console que viria a se tornar um dos produtos de maior sucesso da indústria.
Quem vê o aparelho hoje, na sua quarta versão com o PlayStation 4, pode não imaginar que o caminho do videogame, desde a primeira concepção até o lançamento, foi tortuoso. Curiosamente, o projeto inicial era uma parceria da Sony com a Nintendo, uma das principais rivais da companhia no mercado de jogos hoje em dia. A ideia era criar um produto capaz de ler jogos em disco e em cartuchos simultaneamente. A Sony seria a responsável por criar a parte do dispositivo que leria os CDs, enquanto a Nintendo produziria o restante, com base no que já havia feito no Super Famicon.
A parceria, contudo, foi abruptamente rompida em 1990, quando a Nintendo resolveu seguir adiante com o projeto com outra empresa, a Philips, para criar o SNES CD, console que eventualmente não foi produzido. Após a mudança, Ken Kutaragi, o engenheiro da Sony à frente do desenvolvimento do novo produto, conseguiu autorização, em 1991, para seguir adiante com os planos e dar origem ao videogame que queria na própria companhia.
Após três anos de trabalho, era anunciado o PlayStation. Com o lançamento do console, público e indústria viram uma máquina capaz de rodar jogos com qualidade gráfica nunca antes vista em games. As desenvolvedoras de games foram convencidas de todo o potencial do aparelho e logo começaram a surgir títulos que entrariam para a história como grandes clássicos, como Final Fantasy VII, Metal Gear Solid, Silent hill e Castlevania: symphony of the night.
Até hoje, o primeiro PlayStation é um dos consoles para casas que mais vendeu na história. Em segundo lugar no ranking, ele aparece com quase 103 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O produto fica atrás apenas do sucessor, o PlayStation 2, que teve a marca de aproximadamente 155 milhões de unidades vendidas.
Com informações de Max Valarezo