Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Microsoft anuncia Skype para internet: não vai precisar baixar mais nada

Após estratégia multiplataforma que ampliou o negócio, serviço chega finalmente à facilidade do browser

Apesar de função semelhante já existir no Facebook, o recurso parece não ter "pegado". Lembra que é possível fazer videochamadas direto na rede social? Não? Pois é. O que a Microsoft anunciou nesta sexta-feira (14/11) é versão ainda mais simples da coisa: será possível logar e sair skypeando diretamente no skype.com, dispensando qualquer download ou instalação. É claro que tudo é publicizado como a última bolacha do pacote, mas a verdade é que já passava da hora.



A novidade deve estar disponível, em fase beta, nas próximas semanas. O movimento vem na esteira da estratégia multiplataforma do serviço. No mesmo post em que anunciou a novidade, a empresa lembra que ao tornar o Skype acessível por meio de TVs, telefones e consoles de videogames, incrementou o tráfego em 2 bilhões de minutos diários de conversas em áudio e vídeo.

O novo recurso promete compatibilidade a quem usa Windows: Internet Explorer 10 ou superior e as versões mais recentes de Chrome e Firefox. No Mac OS, deve funcionar com Safari 6 ou superior.

A fabricante do Windows comprou o Skype em 2011, por US$ 8,5 bilhões. No ano passado, o serviço comemorou uma década de existência, com mais de 300 milhões de usuários ativos e conversas que durariam 2,6 bilhões de anos.