Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Manta com lâmpadas de LED aumenta os resultados de treinos esportivos

Produto criado por brasileiros deve chegar ao mercado ainda este ano

Pesquisadores brasileiros trabalham no desenvolvimento de um equipamento composto de diodos emissores de luz (LED) que pode melhorar a performance muscular de atletas e praticantes de musculação. Trata-se de uma manta feita de material plástico e coberta com dezenas de lâmpadas de tamanhos variados, facilmente adaptável a diferentes partes do corpo e possível de ser usada por pessoas de todos os tamanhos. O produto, no qual trabalham cientistas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP), deve chegar ao mercado até o fim do ano.

A manta de LED pode emitir luz em dois diferentes comprimentos de onda: vermelho e infravermelho. Com graus diferentes de penetração na pele, os dois tipos de luz podem ser usados em conjunto para um tratamento mais completo. O número de diodos aplicados sobre a manta varia de acordo com a área do corpo em que a terapia é aplicada.


O conceito foi testado em testes clínicos, nos quais os voluntários foram divididos em dois grupos. Ambos foram submetidos a exercícios de musculação durante 3 meses, mas somente metade deles recebeu a fototerapia após as sessões de treino. O restante recebeu uma manta que apenas simulava o tratamento (placebo). Além do treinamento de força, os participantes passaram por uma detalhada análise genética, que avaliou a mudança no padrão de expressão gênica de cada um. Eles foram submetidos ainda a uma biópsia muscular da coxa antes e depois do período de treinamento.


A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .