Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Smartphones intermediários conquistam público com atributos de qualidade

Aparelhos apresentam tela grande, mas com preço menor. O Informática selecionou as melhores opções nesse segmento para você escolher o seu

Com mais linhas de celulares ativas do que habitantes ; são 277 milhões de acessos móveis e 202 milhões de pessoas ;, o Brasil tem sido uma das estrelas do mercado de smartphones. Tanto é assim que grande parte dos telefones apresentados no exterior são vendidos por aqui com um diferença de pouco meses. E, para quem está entrando nesse mundo de telefones, a escolha nem sempre passa pelos dispositivos de entrada. A maioria parte para a compra de equipamentos intermediários.

Para agradar a esses consumidores, as empresas apresentam smartphones com características de topo de linhas, com preço mais acessível e com atributos adorados pelo público, como a tela grande. Uma pesquisa recente da empresa de consultoria Kantar Worldpane mostra que quatro em cada seis pessoas compram aparelhos com display de cinco ou mais polegadas, enquanto um em cada três gostam de tamanhos entre 4,5 e 4,9 polegadas ; justamente o que os telefones intermediários oferecem.


E, se as telas grandes são as queridinhas, o mesmo pode se falar da resolução das câmeras. Aquele selfie é importante em qualquer ocasião ; aliás, segundo a revista Time, Brasília aparece em 330; lugar no ranking das cidades do mundo que mais tiram autorretratos. Por isso, o investimento também nesse item. A maior parte dos smartphones na faixa intermediária apresentam câmeras traseiras com 5MP e frontais de 1,2MP. O destaque é para o Sony Xperia ZQ, que tem 2MP na frente e 13MP na principal. O aparelho tem sensor Exmor RS, que captura as cores reais em qualquer condição de iluminação. Além disso, o HDR (High Dynamic Range) é uma tecnologia de imagem usada para tirar fotos claras contraluz.

, para assinantes. Para assinar, .