Roberta Machado
postado em 01/09/2014 08:46
A adoção de livros digitais em sala de aula não é novidade, mas uma tecnologia em desenvolvimento nos Estados Unidos promete mudar a forma como essa ferramenta de ensino é usada por alunos e professores. Trata-se de textos dinâmicos, que apresentam o conteúdo de acordo com o ritmo de aprendizado do leitor. Os e-books inteligentes são equipados com algoritmos que avaliam o tempo que o aluno leva para ler as lições e se adaptam conforme o seu desempenho. A ideia é criar um livro personalizado para cada aluno, que primeiro aprende o ritmo de estudo do leitor para depois oferecer o conteúdo de acordo com a necessidade do estudante.Assim, os materiais tecnológicos poderão servir como um tipo de tutor eletrônico. Caso o aluno tenha dificuldades em compreender um assunto, o livro oferece mais explicações e pratica a lição por meio de questões sobre os tópicos aprendidos. O sistema sempre se certifica de que o estudante compreendeu a lição antes de prosseguir. Mas, se o leitor der sinais de que entendeu o conteúdo, o texto corre rapidamente e evita que ele fique entediado e perca o interesse no estudo.
O programa também incorpora um método de aprendizado chamado ;prática de recuperação;. O recurso consiste em pequenos questionários que desafiam o leitor durante o estudo. As perguntas têm como objetivo manter o conhecimento já adquirido pelo aluno em lições anteriores. O algoritmo avalia o desempenho do usuário e determina quando é a hora de fazer novos exercícios.
;Esses livros interativos integram as melhores práticas do campo das ciências cognitivas para ajudar estudantes a aprender de forma eficiente;, assegura Richard Baraniuk, fundador do OpenStax, nome do projeto da Universidade Rice, no Texas, que está desenvolvendo os livros inteligentes.
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