Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Desafios pela internet são versões narcisistas de ritos de passagem

O exemplo mais recente é o do "Desafio da Água Gelada" em prol de uma organização de caridade

Paris - Imolação, ânsia de vômito, competição de bebedeira: longe dos famosos que jogam água gelada em si próprios por uma causa, há jovens que se impõem desafios via internet, numa mistura perigosa de ritos de passagem e exibicionismo. O exemplo mais recente é o do "Desafio da Água Gelada" - no qual o participante joga em si próprio um balde d;água fria em prol de uma organização de caridade -, um desafio inocente do qual participam celebridades.



Em um desafio que se tornou viral este ano na França e que consistia em se atirar na água, um jovem morreu afogado na Bretanha em meados de junho passado, arrastado para o fundo de um rio com sua bicicleta que o prendeu pela perna. O próprio criador do desafio do "ice bucket challenge" (Desafio da Água Gelada), Corey Griffin, de 27 anos, morreu afogado no fim de semana passado nos Estados Unidos após se atirar na água do balcão de uma loja de sorvetes, segundo a imprensa americana, que não esclareceu se o acidente foi causado por um desafio.

Para demonstrar coragem, tem gente que se dá choques elétricos ou provoca queimaduras no corpo diante da câmera para provar que é mais resistente. No fim de julho, a imprensa americana reportou o caso de um adolescente que sofreu queimaduras de segundo grau, após molhar-se com álcool e atear fogo ao corpo. "Os adolescentes inventam ritos que implicam deixar marcas no corpo", comentou o psicanalista Michael Stora.

"Antes, havia o ;happy slapping;, em que se filmavam dando uma bofetada em alguém ou agredindo um professor. Depois, a novidade foi a auto-agressividade, somada à busca de algo novo ou da imagem chocante para alcançar um momento de glória. É uma forma de existir, às custas do próprio corpo. Há um aumento absurdo dos casos de automutilações".