Um executivo do Google revelou que a empresa deu um passo adiante na proteção dos cabos de fibra óptica localizados no fundo do Oceano Pacífico. As constantes mordidas de tubarão levaram a empresa a reforçar o material com um produto similar ao Kevlar, que é uma fibra utilizada em coletes a prova de bala.
Esses cabos são responsáveis por distribuir a internet ao redor do mundo. Na semana passada, o Google anunciou um financiamento de US$ 300 milhões na construção de uma linha de internet em alta velocidade. Os cabos submarinos conectarão o Japão e os Estados Unidos. Curiosamente, os tubarões adoram mastigar a fiação, como mostra o vídeo abaixo:
[VIDEO1]
No entanto, não se sabe ao certo o que atrai os tubarões. Especula-se que esse comportamento é resultado dos campos eletromagnéticos gerados pelos cabos. Os tubarões têm sensores elétricos na boca e podem confundir o material com uma presa.
O professor Chris Lowe, fundador do Shark Lab, na Califórnia, discorda da teoria. Ele acredita que os tubarões mordem os cabos por simples curiosidade. "Mesmo se você tivesse só um pedaço de plástico no formato de cabo, há uma boa chance que eles morderiam isso também", disse Chris à revista americana Wired.
A fibra óptica é um material fino e bastante frágil, feito com vidro ou outro isolante elétrico. Geralmente, os cabos de fibra ótica têm várias camadas de proteção, como o Kevlar e plásticos resistentes.