Com o avanço da internet, muitas escolas de idioma passaram a oferecer cursos on-line, voltados para quem não dispunha de tempo para ir às aulas ou preferia horários mais flexíveis. Passado alguns anos, a popularização dos smartphones e dos tablets levaram o aprendizado de outras línguas a uma nova esfera: a dos aplicativos. Assim, aeroportos, ônibus, qualquer ambiente se torna sala de aula.
Outro ponto ressaltado pelos usuários é o método utilizado, normalmente mais interativo e dinâmico. É o que aponta a advogada Alinne Lopomo Beteto, 24 anos, também usuária de um aplicativo do gênero. ;Uma das maiores vantagens é a possibilidade de aprender de forma descontraída, como se você estivesse brincando, jogando um game qualquer no celular. Dessa forma, o aprendizado de um novo idioma, não raro visto com uma obrigação e sem muito entusiasmo, acaba se tornando mais uma opção de lazer.;
A união entre ensino e diversão também é ressaltada pela diretora de comunicações e desenvolvimento internacional do Duolingo, Gina Gotthilf. ;A chamada ;gamificação; faz com que o aprendizado seja mais agradável e estimula o retorno do usuário;, afirma.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .