Segurar uma garrafa pet de dois litros e abrir a tampa dela usando apenas uma mão. O desafio, impossível para as capacidades humanas, pode se tornar viável com uma pequena ajuda tecnológica.
Um pequeno robô criado por pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, contém dois dedos extras acoplados a uma espécie de luva. Ao ser vestida, ela dá mais habilidade ao usuário. O novo dispositivo também é uma esperança de reabilitação para pessoas que perderam o movimento dos membros superiores.
Os dedos robóticos supranumerários surgiram como uma alternativa aos famosos exoesqueletos, eficazes em trabalhos relacionados à movimentação humana, mas baseados em projetos complexos e trabalhosos. ;Os braços robóticos extras provaram ser muito úteis, mas também percebemos que, para alguns casos, em vez de um braço inteiro, um par de dedos seria suficiente. Especialmente para os idosos e deficientes, pode ajudá-los a realizar tarefas diárias com mais proficiência, permitindo-lhes desfrutar de independência;, destaca Faye Wu, pesquisadora do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT e uma das autoras do estudo.
Uma mão, mais dois dedos e muita destreza Dispositivo criado por cientistas do MIT é acoplado ao pulso e permite que usuário realize movimentos como segurar e abrir uma garrafa usando apenas um membro superior. Há ainda a possibilidade de explorá-lo em procedimentos médicos.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .