Milhares de filmes pelo preço de um ingresso de cinema. Milhões de músicas no valor de um CD. São os chamados serviços sob demanda, que oferecem ao internauta catálogos intermináveis de mídias através de um clique. Esse bufê cultural ganha ainda mais força com a expansão do cardápio de mídias oferecidas por gigantes como a Amazon. A empresa, que já cobra mensalidades para acesso ao Instant Video e ao Prime Music, anunciou recentemente o lançamento do serviço Kindle Unlimited, em que usuários têm direito a mais de 600 mil e-books e audiolivros.
Por meio de uma assinatura de US$ 9,99, o assinante pode manter até 10 livros por vez em um Kindle, ou dispositivo móvel equipado com o app de leitura da empresa, pelo tempo que quiser. O catálogo conta com títulos em várias línguas ; mais de 8 mil deles em português ;, além de títulos de sucesso, como Harry Potter e a série Jogos Vorazes. Mas, por enquanto, o formato só está disponível para usuários norte-americanos. Procurada pelo Correio, a empresa afirmou que ainda não tem planos de trazer o serviço para o Brasil.
De olho em uma geração que está crescendo longe das programações de televisão e do sinal do rádio, empresas investem na diversidade de títulos para atrair o público. A mudança de mentalidade é um reflexo da vontade do consumidor, que faz cada vez menos distinção entre as telas do computador, do televisor e do telefone celular.
Uma pesquisa da GlobalWebIndex mostra que mais da metade dos internautas já assiste à televisão por meio de serviços on demand. ;Não é uma moda, está se estabelecendo rapidamente como uma grande tendência e importante forma que as pessoas usam para consumir conteúdo;, acredita Jason Mander, chefe de tendências da GlobalWebIndex. De acordo com o especialista, o espectador tem deixado a televisão de lado em busca de horários mais flexíveis e de programas exclusivos na web.
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