Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Tecnologia alcança novo patamar no uso de robôs dentro da ficção-científica

As maquinas estão presentes nos filmes e nos jogos



Entre os personagens mais carismáticos da saga Star wars, estão dois dos robôs mais conhecidos do cinema: C-3PO e R2D2. Responsáveis por funções ;domésticas; das naves, o primeiro e o segundo (que, nos títulos, servia como uma espécie de mecânico) tinham uma curiosidade que chegava fora dos sets: os atores de ambos, Kenny Baker e Anthony Daniels, não se gostavam nem um pouco ; diferentemente do que acontecia nos filmes, nos quais os dois mecanismos faziam o papel de alívio cômico da série.

Além desses, as telonas receberam máquinas superpoderosas, cujo único objetivo era matar. É o caso do Exterminador do futuro e dos Decepticons ; vilões da série de filmes baseados no desenho Transformers. Se o sangue era o objetivo desses, o pequeno Wall-E só fez apaixonar os fãs das animações da Disney.

Já nos games, robôs como personagens carismáticos é o que não falta. Só a série Portal tem dois dos principais. A vilã GLaDoS é uma das melhores e únicas vilãs no mundo dos games, enquanto seu companheiro Wesley é responsável por grande parte das risadas durante a jogatina. Megaman, um dos principais personagens do universo dos jogos, também é um robô. Ou melhor, uma criança-robô responsável por um dos mais desafiadores jogos do Nintendo.