Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Vídeo mostra novidades na área de interfaces de locomoção humana

O projeto do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, que será apresentado na abertura da Copa do Mundo, traz novidades tecnológicas para a recuperação de movimentos perdidos

[VIDEO1]

Além da expectativa com o espetáculo de música e apresentações, a abertura da Copa do Mundo também trará novos horizontes para a saúde e a tecnologia com um projeto liderado por um cientista brasileiro. O pesquisador da Universidade de Duke, Miguel Nicolelis, prometeu fazer com com que um paciente paraplégico, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), utilize um exoesqueleto controlado por meio da atividade cerebral para dar o primeiro chute de bola da abertura do evento. Esse é um dos momentos mais esperados pela comunidade científica e promete ser o início de uma nova era do uso de suportes tecnológicos a movimentos perdidos.

Leia mais notícias em Cidades

A Arena Corinthians, local onde a abertura irá acontecer, vai ser primeiro local público onde a Interface Máquina-Cérebro será demonstrada, porém simulações com o aparelho fazem parte do projeto Andar de Novo, que já possui 30 anos de pesquisa. A interface foi testada primeiro em animais, inicialmente com ratos, depois com macacos, até que o projeto se aperfeiçoou ao ponto de ser usado com sucesso em humanos.

Par quem quer conhecer um pouco mais sobre as interfaces, que trazem mais esperanças de tratamento de pessoas que perderam o movimento de membros, o site The Verge divulgou um vídeo contando um pouco sobre o projeto de Nicolelis, além de outros trabalhos similares, que devem trazer mais conquistas na área da locomoção humana.