Muitas pessoas têm o hábito de estender o trabalho para casa, mas e se lhe dissessem que agora a moda é carregar um pouco da residência para o escritório? Hoje, levar o tablet, o notebook ou o smartphone para o ambiente corporativo se tornou normal. E essa é uma das principais discussões não só do universo da Tecnologia da Informação atualmente, mas em outros departamentos do ambiente empresarial.
[SAIBAMAIS]Nas companhias do mercado tecnológico, inclusive, já existe quem esteja colhendo frutos do incentivo da atividade. De acordo com o CEO da produtora de periféricos Logitech International, Bracken Darrell, o método Byod aumenta o rendimento dos funcionários. A estratégia de consumerização da empresa começou em 2008, quando o vice-presidente de TI, Sanjay Dhar, ;abriu novas perspectivas para os trabalhadores;, segundo Darrell. O programa ajudou os executivos a perceber a popularidade de aparelhos e também motivou mudanças no planejamento de novos produtos. ;Particularmente, os iPads nos deram a percepção de uma oportunidade única. Mudou nosso ritmo de inovação. Estamos lançando a cada seis meses. Nós nunca fazíamos isso com mouses e teclados. Agora, as capas de tablets estão nas lojas de três a quatro semanas após o lançamento do produto;, concluiu.
Nuvem
A executiva acentua a necessidade de um acordo mútuo entre as duas partes porque o equipamento é do funcionário. ;Não é só uma política da empresa. Você vai usar um equipamento seu para trabalhar. Os dois têm de estar de acordo no que é direito e responsabilidade de cada um.;
É justamente o que acontece com o programador Renington Neli, 25, que utiliza o tablet, um iPad 2, para monitorar os aplicativos que desenvolve no trabalho. ;Antes, no computador, era um pouco mais trabalhoso monitorar minhas atividades. Agora, usando o dispositivo, passei a ter maior mobilidade;, explica.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.