Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Tecnologia QR Code está nos cemitérios de vários países

Tecnologia criada em 1994 tem utilizações inusitadas

No lugar das tradicionais homenagens, como deixar flores no túmulo de um parente querido, famílias de Curitiba decidiram no ano passado eternizar a memória de seus mortos via internet. Contando com a participação de uma equipe de jornalistas e com suporte de um psicólogo, criaram blogs para seus familiares mostrando uma curta biografia deles, com fotos, música e até vídeos. O projeto foi idealizado pelo Crematório Vaticano, o primeiro do Brasil a utilizar a tecnologia QR Code para contar a história de seus mortos. Ao focar o código de uma das urnas com cinzas ; que ficam na chamada Sala de memórias do crematório ; com a câmera do dispositivo móvel, o visitante é dirigido a uma página do blog com informações sobre a pessoa, repassadas por sua família.

e podem ser sempre atualizadas.

Como e onde obter programas

Inventado em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão, o QR Code já se tornou um dos mais populares tipos de código de barras bidimensionais, tendo sido projetado para permitir a decodificação de conteúdos em alta velocidade. Uma das principais vantagens da tecnologia (pelo menos para alguns) é que ela dispensa a obrigação de digitar endereços da internet, tarefa no mínimo chata na hora de usar o celular. Então, com aplicativo de leitura disponível no aparelho, é só iniciá-lo, apontar a câmera do celular para um QR Code e o conteúdo é exibido no navegador web.



Com o crescimento do mercado de smartphones no Brasil, a tendência é a tecnologia se tornar a cada dia mais popular por aqui. Há vários sites pelos quais é possível gerar um QR Code a partir da inserção de um endereço web, texto, número de telefone, imagens etc. Um bom exemplo de site gratuito que cria para você esse tipo de código é o Kaywa. É só acessar o endereço, escolher o que deseja codificar, qual o tamanho de QR Code que deseja e clicar em ;Generate;. A página é encontrada em , mas uma pesquisa na internet oferece ao usuário outras opções.

Leitores

Para acessar conteúdos inseridos em QR Code gerado, é preciso ter um leitor de códigos QR em seu dispositivo móvel. Muitos dos novos celulares brasileiros já vêm com aplicativos instalados de fábrica. Para os que não têm, é necessário procurar um programa compatível. Geralmente, para instalar tais programas é só digitar o número do celular no site do aplicativo que, logo em seguida, uma mensagem com um link é enviado ao usuário para instalação do programa. O i-nigma reader, encontrado em , é um dos mais populares leitores de QR Codes do mundo. Já o Kaywa Reader () é o aplicativo compatível com maior variedade de smartphones do mercado.