Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Com acesso a rede wi-fi, robô pode fazer uso do mecanismo da nuvem

O mecanismo - o mesmo que permite o uso de serviços como SkyDrive e iCloud, permite que uma máquina simples realize cálculos dignos de supercomputadores ao transferir todo o trabalho para um equipamento maior por meio da internet

O RoboEarth faz uso do mecanismo da nuvem, o mesmo que permite o uso de serviços como SkyDrive e iCloud. O mecanismo é estudado há anos por diversos grupos de pesquisadores de inteligência artificial, pois permite que uma máquina simples realize cálculos dignos de supercomputadores ao transferir todo o trabalho para um equipamento maior por meio da internet. O processamento e as tarefas de ;raciocínio; podem ser realizadas pelo sistema na nuvem, então o robô não precisa ter tanta capacidade ou bateria ; basta que tenha acesso a uma rede wi-fi.

[SAIBAMAIS]A conexão dos robôs é o próximo passo da rede, que já liga computadores, dispositivos móveis e até objetos, como é o caso da internet das coisas. Para isso, o RoboEarth usa o modelo ROS (Sistema Operacional Robótico, na sigla em inglês), um modelo projetado especialmente para facilitar a comunicação entre máquinas autônomas. A ideia é que todos os modelos, de um aspirador automático a um carro inteligente, falem a mesma linguagem. Assim, um robô encarregado de cuidar de idosos poderia, por exemplo, conhecer um quarto com base nos dados coletados pela máquina que faz a limpeza do lugar.



A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique