Para uma instituição norte-americana especializada em políticas públicas, as novidades automobilísticas exigem adaptações significativas nas normas de trânsito. De acordo com um estudo publicado pela Rand Corporation, veículos que dispensam o motorista trazem uma série de desafios, que vão desde a necessidade de estabelecer as responsabilidades das seguradoras até definir o que pode ser feito com os registros eletrônicos das viagens autônomas. Os pontos foram propostos com base em entrevistas com 30 representantes de empresas de tecnologia, fabricantes de carros, políticos e integrantes de agências regulatórias.
ENTENDA MAIS:
Leis nos EUA
Conheça as legislações que já preveem a circulação de carros autônomos em alguns estados norte-americanos:
Nevada
- Promulgada em junho de 2011
Define um veículo autônomo como um "automóvel que usa inteligência artificial, sensores e um sistema de posicionamento global para se dirigir sozinho, sem a intervenção de um operador humano". A lei prevê esse tipo de veículo em testes, desde que um certificado assegure que ele é capaz de ser operado sem a presença de uma pessoa
Flórida
- Promulgada em abril de 2012
Regula a circulação de veículos dotados de "tecnologia autônoma", isto é, que tenham a capacidade de circular sem o monitoramento de um operador humano. Os carros inteligentes podem rodar na Flórida somente para pesquisa e teste e precisam ter mecanismos que permitam ligar e desligar o piloto automático a qualquer hora, além da presença de um motorista para casos de emergência
Califórnia
- Promulgada em: setembro de 2012
Os veículos "equipados com tecnologia autônoma integrada" têm permissão de andar no estado somente para testes, e os fabricantes devem se certificar de que os carros podem ter o sistema automático desligado a qualquer hora e que o veículo conta com um alerta em casos de falhas. Os veículos inteligentes também pedem por um motorista com habilitação especial na Califórnia
Washington
- Promulgada em janeiro de 2013
Em Washinton, é necessário que o veículo autônomo saiba interpretar sinais de trânsito e funcione sem a presença de um motorista. O carro só pode andar nas ruas para testes e deve obedecer às leis de trânsito locais. Em caso de acidentes, o fabricante não é visto como responsável, a não ser que a causa seja um defeito de fábrica
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