Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Serviço rastreia comentários de pessoas que falam mal do chefe e emprego

A criação é de um pesquisador brasileiro. A princípio, a plataforma só coletava posts em inglês, mas já ganhou versão em português e espanhol

Se você é do tipo que costuma usar o Twitter para falar mal do chefe ou do emprego, tome cuidado: brasileiros acabaram de criar um serviço que rastreia esse tipo de comentários e os reúne no site Fire.me, demita-me em tradução livre. O serviço foi criado pelo pesquisador brasileiro Ricardo Kawase, com ajuda de Bernardo Nunes, ambos da Universidade de Hannover, na Alemanha. A princípio, a plataforma só coletava posts em inglês, mas já ganhou versão em português e espanhol nos últimos dias.

[SAIBAMAIS]Kawase conta que a ideia surgiu durante um seminário sobre privacidade na web. ;O palestrante, professor Nikolaus Forgó, mostrou exemplos de pessoas que fizeram vazar informações sensíveis em redes sociais e acabaram sendo, de alguma forma, prejudicadas.; Durante a palestra, ele pensou que seria simples desenvolver uma ferramenta que verificasse automaticamente as pessoas que falam mal do trabalho ou do chefe no Twitter.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.