Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Carros voadores ou que dispensam alguém na direção podem se tornar reais

Sem motorista e longe do chão diferentes projetos projetos podem alcançar o que um dia foi inimaginável

Fazia apenas três anos que Os Jetsons tinham ido ao ar pela primeira vez quando Paul Moller apresentou ao mundo o seu pequeno disco voador. Embora o interesse do engenheiro fosse replicar as naves espaciais que, para alguns, cruzam os céus da Terra, as comparações com o veículo do pai de família do desenho animado foram inevitáveis. Quase 10 anos mais tarde, em 1974, a terceira versão do objeto voador se parecia ainda mais com a nave de George Jetson ; tinha até uma cúpula transparente ;, e um quarto protótipo seria construído antes que o norte-americano investisse em um design diferente.

;Levou mais tempo do que planejei e foi mais complicado do que eu pensava;, resume Moller, quase meio século depois de começar sua jornada em busca do carro voador. O último modelo do Skycar mais lembra uma versão esporte da nave X-Wing Fighter, de Guerra nas Estrelas, com as quatro turbinas e tudo, mas apenas duas asas. O veículo é capaz de voar a uma altitude de 25 mil pés e alcançar mais de 480km/h e, de acordo com seu criador, poderá ser comprado por US$ 100 mil dentro de cinco anos.

O engenheiro, no entanto, não é o único envolvido na corrida pelo carro voador. Em setembro deste ano, uma companhia da Eslováquia chamada AeroMobil colocou no ar um pequeno veículo com asas retráteis que pode ser guardado em uma garagem. O avião pessoal pode ganhar os céus com o apertar de um botão, como em um Transformer. Então, nove motores ativam as asas e a tração é transferida das rodas para o propulsor. O condutor só precisa alcançar o manche, que está a poucos centímetros do volante. ;O processo de transformação é seguro após a decolagem e é impossível ativar a transformação reversa durante o voo;, garante Tatiana Veberova, membro da equipe de projeto do AeroMobil.

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