Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Consoles anteriores deixam como legado o avanço na parte gráfica

Também merece destaque a integração com outros aparelhos eletrônicos, como tablets, smartphones e televisores, e, claro, jogos que marcaram época

Em um meio conhecido por grandes saltos tecnológicos, a sétima geração de consoles tem um feito da qual pode se orgulhar: ela mudou a história dos videogames. A frase pode parecer clichê, mas está correta. Do lançamento do Xbox 360 (o primeiro da turma a chegar ao mercado), em novembro de 2005, até a chegada do Xbox One, foram oito anos marcados por transformações radicais na forma como os games são vistos. E as máquinas, que se tornaram ultrapassadas nas últimas semanas, contribuíram muito para tal feito.

A geração de Xbox 360, PlayStation 3 e Wii simbolizou a passagem dos consoles de meras caixas de diversão a centros de entretenimento completos, computadores para a sala de estar ; um conceito que está no cerne da disputa entre PlayStation 4 e Xbox One. Foi, também, um período que marcou uma integração cada vez maior entre os games e o restante da indústria de tecnologia, com máquinas que conversam com smartphones, tablets e redes sociais.




Grand theft auto V

Plataforma: Xbox 360, PlayStation 3
Lançamento: 17 de setembro de 2013

Muito embora a sétima geração de consoles tenha adquirido sentidos diferentes em sua reta final, no início, ela só queria demonstrar o quão superior seria: gráficos mais elaborados, mundos detalhados, maiores possibilidades de ação. São conceitos que casam perfeitamente com a série Grand theft auto. A riquíssima Los Santos de GTA V transpõe todos estes ideais para a tela ; algo que GTA IV prometeu em 2008 e não cumpriu. Mas a espera valeu a pena.

O Informática avaliou:
;A dois meses do PlayStation 4 e do Xbox One, GTA V ainda mantém a coroa e não deixa dúvidas sobre por que é considerado o rei do gênero de mundo aberto; (Pedro Viana)
Nota: 9,5

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.