Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Android domina mercado de smartphones e Windows avança, segundo pesquisa

Participação de mercado do Android subiu a 81%, ampliando sua vantagem sobre o iOS

Washington - O sistema operacional Android do Google era utilizado em quatro de cada cinco smartphones vendidos em todo o mundo no terceiro trimestre, enquanto o Windows Phone da Microsoft teve fortes lucros, informou nesta terça-feira (12/11) uma pesquisa.

A participação de mercado do Android subiu a 81%, ampliando sua vantagem sobre o iOS, o sistema operacional da Apple, usado em seus iPhones, segundo a pesquisa da consultoria IDC. A participação de Android há um ano era de 74,9%.

[SAIBAMAIS]Apesar de as vendas de iPhones terem aumentado 25,6% em relação ao ano anterior, o crescimento foi mais lento que o mercado em geral e a participação da Apple caiu de 14,4% a 12,9% no mesmo período do ano passado. O Windows Phone surgiu como o terceiro dos smartphones mais vendidos, com uma participação de mercado de 3,6%, acima dos 2% do ano anterior.

As vendas do Windows Phone cresceram 156%, com mais de 90% dos telefones equipados com esta plataforma fabricados pela Nokia, o grupo finlandês cuja divisão de telefones móveis está em processo de aquisição pela Microsoft.

Leia mais notícias em Tecnologia

A BlackBerry viu seus problemas se aprofundarem, já que sua participação de mercado caiu a 1,7% de 4,1% há um ano. As vendas de BlackBerry caíram 41,6% em relação ao ano passado, apesar da introdução do novo sistema operacional BlackBerry 10.

O mercado global de smartphones cresceu 39,9% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, a 261 milhões de unidades.

O preço médio de venda de um smartphone caiu 12,5% no trimestre, a 317 dólares, segundo o IDC. "O Android e o Windows Phone continuaram fazendo grandes progressos no terceiro trimestre. Apesar de suas diferenças na participação de mercado, o êxito de ambos depende de um fator importante: o preço", disse o analista da IDC, Ramón Llamas.

"Ambas as plataformas têm uma seleção de equipamentos disponíveis a preços suficientemente baixos como para serem acessíveis para o mercado de massa, e o mercado de massa é que está impulsionando todo o mercado", explicou.

A IDC disse que a participação de mercado da Apple foi afetada provavelmente pela fragilidade das vendas antes da introdução de dois novos modelos de iPhone em setembro, no final do trimestre. Contudo, após vender nove milhões de novos dispositivos no primeiro fim de semana, espera-se um forte quarto trimestre para a Apple, informou o estudo da IDC.

Segundo o IDC, os dispositivos maiores, chamados "phablets" (híbrido de telefone e tablet), representaram 21% do mercado de smartphones, frente a 3% há um ano.

"Quase todos os fabricantes de Android bem sucedidos acrescentaram um ou mais "phablets", de cinco a sete polegadas, a sua carteira de produtos", disse o analista da IDC, Ryan Reith.

"Acreditamos que a falta de um dispositivo de tela grande pode ter contribuído à incapacidade da Apple para aumentar sua participação no terceiro trimestre", disse.