Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Geração Y entra cada vez mais no mundo digital e muda forma de trabalhar

A vontade de querer tudo mais rápido e ter liberdade faz com que eles estejam entre os que mais interage com as novidades da tecnologia

A evolução da tecnologia colocou as crianças e os adolescentes que cresceram na década retrasada em um ponto interessante: elas tinham idade o suficiente para saber como era o mundo antes de celulares, tablets e redes sociais. Por crescer durante o surgimento desses meios de comunicação, a geração Y ou dos millenials, nascidas entre os anos 1980 e 1990, passou a interagir mais com produtos digitais e está migrando atividades para o mundo virtual.


De acordo com um estudo realizado pela Telefônica, em colaboração com o Financial Times, 80% desses jovens acreditam que a tecnologia ajuda na busca por emprego. A maioria também crê que a internet dá oportunidades para todos. E é exatamente isso que podemos ver na web: os jovens que cresceram na era digital também transformaram esse ambiente em um local para ganhar dinheiro ; muitas vezes sem dispor de grandes quantidades de capital para começar o negócio. A geração Y não quer ficar para trás em relação às mudanças tecnológicas e tira proveito disso ao máximo, acompanhando a evolução e se tornando cada vez mais independente.


Donos do próprio nariz


Os jovens entre 18 e 30 anos são os mais afetados pelas transformações ocorridas no mundo durante o nascimento da era digital. A vontade de querer tudo mais rápido e ter liberdade faz com que eles estejam entre os que mais interage com as novidades da tecnologia. Segundo o estudo da Telefônica, os jovens brasileiros se dizem mais familiarizados com a web e os computadores que o resto do mundo. Quase metade - 47% - afirma que ser empreendedor é importante. Aproximadamente um quarto (24%) diz que tem possibilidade de abrir empresa ou trazer uma nova ideia ao mercado.


Benedita Aguiar, de 30 anos, utiliza as redes sociais para ganhar dinheiro - desde a época do Orkut. Para dar conta de tudo, Bibi, como gosta de ser chamada, atende clientes por cerca de 12 horas por dia . ;É bom porque estou em casa e fico mais tempo com minha filha. Está tudo ótimo desta forma;, conta.


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