O Google comemorou seus quinze anos nesta quinta-feira (26/9) fazendo uma viagem no tempo e apresentando uma atualização da fórmula do motor de buscas que ajudou a catapultar a gigante da tecnologia.
A empresa levou jornalistas em um tour onde tudo começou, a garagem de Susan Wojcicki em Menlo Park, Califórnia, onde Larry Page e Sergey Brin começaram a trabalhar no Google em 1998. Wojcicki atualmente é vice-presidente da companhia.
Enquanto isso, uma página do Google%2b incluiu um álbum de fotos da página original do motor de buscas e recebeu dezenas de mensagens de feliz aniversário.
Mas o Google, que se tornou uma das maiores empresas do mundo, não se contentou apenas em olhar para o passado e anunciou uma atualização de seu principal motor de buscas, com novas formas de integrar seu uso em diferentes dispositivos.
Desde 1998, o mundo da tecnologia mudou dramaticamente e o Google informou que seu motor de buscas tem sido constantemente melhorado.
"O mundo mudou tanto desde então: bilhões de pessoas ficaram online, a internet cresceu exponencialmente e agora você pode fazer qualquer consulta no pequeno dispositivo que leva no bolso", comentou o diretor do setor de buscas do Google, Amit Singhal, em um post publicado em um blog. "Você pode explorar o mundo com o Knowledge Graph, fazer consultas com a pesquisa por voz e obter informações antes mesmo de precisar pesquisar com o Google Now", acrescentou.
Singhal explicou que as mudanças incluem "um desenho mais simples e mais unificado em dispositivos móveis". "Você também vai notar um visual e uma experiência novos no Google Search em seus telefones e tablets", acrescentou. "É mais limpo e simples, otimizado para o toque, com resultados agrupados em cartões de forma que você possa se concentrar nas respostas que está procurando", emendou.
Danny Sullivan, do blog de tecnologia Search Engine Land, disse que a atualização do principal motor de buscas se baseia em um novo algoritmo apelidado "Hummingbird" (beija-flor), que ele afirmou ser "especialmente projetado para lidar com consultas complexas".