São Francisco - O grupo de Internet americano Yahoo! mudou as letras de sua logo, mas manteve o ponto de exclamação e a cor roxa que o caracterizam, segundo uma nova versão da marca divulgada na quarta-feira (4/9). "Queríamos um logotipo que se mantivesse próximo as nossas raízes (imaginativo, roxo, com um ponto de exclamação), mas que refletisse a evolução de nossos produtos", disse a diretora de marketing do Yahoo, Kathy Savitt, em um post publicado na rede social Tumblr, propriedade do Yahoo.
[SAIBAMAIS]A mudança da logo se inclui em um processo de reinvenção do Yahoo, o pioneiro da Internet, depois de ser ofuscado pelo gigante Google como motor de buscas on-line. O novo logotipo também quer encarnar um grupo dirigido desde o ano passado por uma desertora do Google, Marissa Mayer, acrescentou Savitt. Desde que a nova chefe do Yahoo! assumiu o cargo em junho de 2012, o grupo da Califórnia adquiriu mais de 20 novas empresas, incluindo o site de blogs Tumblr por um bilhão de dólares.
Para relançar o Yahoo, Mayer aposta nos dispositivos móveis, no vídeo e no conteúdo digital personalizado, assim como em ampliar o conhecimento do grupo fora dos Estados Unidos. "Enquanto nosso grupo evolui, nosso logotipo - a essência de nossa marca - também deve evoluir", disse Savitt. Para atrair os curiosos ao seu site, o Yahoo! publicou durante um mês um logotipo diferente por dia antes de revelar na quarta-feira o verdadeiro.