"Olá a todos na Terra! Sou Kirobo. Sou o primeiro robô astronauta do mundo que fala. Muito prazer", completou em japonês. Na quarta-feira foram exibidas pela primeira vez as imagens de Kirobo no espaço, durante uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Buenos Aires.
O robô, que pode posar como um atleta, manifestou apoio à candidatura de Tóquio para receber os Jogos Olímpicos de 2020. A capital japonesa disputa a sede com Madri e Istambul. A decisão será anunciada no sábado.
Kirobo chegou à ISS no mês passado com 5,4 toneladas de material e mantimentos para os tripulantes. Idealizado pelo especialista em robótica Tomotaka Takahashi e desenvolvido por cientistas da Universidade de Tóquio, da Toyota, da Agência de Exploração Espacial (Jaxa) e do grupo publicitário Dentsu, o pequeno Kirobo conversará com naturalidade, em japonês, com o astronauta nipônico Koichi Wakata, que chegará à ISS no fim do ano.
Kirobo é inspirado no ;Astro Boy;, personagem de mangá criado pelo desenhista Osamu Tezuka. O androide, de 34 centímetros de altura e quase um quilo, caminha, reconhece rostos e registra imagens. O objetivo do projeto Kirobo é estudar em que medida um robô de companhia pode dar apoio moral a pessoas isoladas durante longo período.