O estudo foi feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), da Universidade Hebraica de Israel e da Universidade de Nova York. Os especialistas realizaram uma parceria com o portal Yelp.com, para decifrar se os internautas eram influenciados por outros ao comentar as notícias. ;Nossa sociedade está cada vez mais contando com as opiniões digitalizadas, que são agregadas (de autoria de várias pessoas), para tomar decisões. Nós, portanto, criamos um experimento randomizado, em larga escala, para investigar se o conhecimento de tais ;agregados; distorce a tomada de decisões;, detalha no estudo Lev Muchnik, professor do Departamento de Estudos Internet da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Os pesquisadores monitoraram o site durante cinco meses. Cada comentário postado recebia uma avaliação positiva ou negativa gerada aleatoriamente por um programa de computador. Não se tratava de uma opinião verdadeira, portanto. Independentemente do conteúdo, a máquina simplesmente a avaliava positiva ou negativamente, ou, em alguns casos, não dava nenhuma avaliação. Os pesquisadores então observaram como os usuários que acessavam o espaço depois da interferência do programa se comportavam. Ao todo, os usuários deixaram 101.281 comentários que foram vistos mais de 10 milhões de vezes e avaliados 308.515 vezes por outros usuários. Os temas das notícias eram variados, como política, cultura e economia.
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