Shirley Pacelli
postado em 16/07/2013 09:31
Uma tecnologia é a grande aposta de instituições financeiras, operadoras de telefonia e fabricantes de celular para pagamentos móveis: o Near Field Communication (NFC) (comunicação de campo próximo, em português), que nasceu da identificação por radiofrequência (RFID). A tecnologia foi desenvolvida pela Sony e pela Philips em 2002, mas só ganhou impulso dois anos depois, quando caiu nas graças de empresas como Samsung, Visa, Microsoft e Nokia. O sistema é simples: com a aproximação de dois aparelhos, é possível a troca de informações de maneira segura.
[SAIBAMAIS]Victor Nassar, 25 anos, doutorando com pesquisa em NFC, explica que há dois modos de funcionamento: o passivo, um dispositivo emite o sinal e o outro recebe a informação, como no caso de um smartphone, que lê os dados de uma etiqueta; e o ativo, quando os dois podem emitir e receber dados. Embora pareça uma limitação, a curta distância na verdade é o grande diferencial, pois permite a transmissão segura e estável, evitando, por exemplo, que aconteça o acesso a dados de desconhecidos ; algo comum com wi-fi e Bluetooth. ;O irônico é que muitas pessoas já utilizam o NFC e não sabem: quando aproximam o cartão de ônibus nos terminais ou quando abrem as portas eletrônicas dos quartos de hotéis.;
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