NOVA YORK - A gigante de telefonia finlandesa Nokia lançou nesta quinta-feira (11/7) seu mais novo smartphone, equipado com uma poderosa câmera de 41 megapixels que, segundo informam, captura "mais detalhes do que os olhos podem ver".
Ao apresentar o novo aparelho em Nova York, a Nokia afirma que o Lumia 1020 é "capaz de produzir algumas das imagens mais nítidas feitas por câmeras digitais".
"Queremos acompanhar os usuários na aventura de tirar fotos e gravar e compartilhar suas vidas", afirmou Stephen Elop, presidente e diretor executivo da companhía. "O Nokia Lumia 1020 vai dar novo significado às fotos e continuará reforçando a liderança da Nokia em imagem".
O telefone começará a ser vendido nos Estados Unidos a partir deste mês e deve chegar a Europa e China nas próximas semanas. Além das funcionalidades da câmera, o celular terá um aplicativo de edição profissional de fotos.
A Nokia perdeu a força que tinha no ramo de telefonia celular e sofre com a concorrência de fabricantes asiáticos e marcas como Apple.
Há dois anos a Nokia uniu-se à Microsoft para realizar incursões no mercado com dois telefones que operam com o sistema Windows Phone. Segundo pesquisa feita recentemente pela Kantar Worldpanel ComTech, em 2012 o Wndows passou de 3,8 para 5,6% do mercado de smartphones nos Estados Unidos.