Mais uma vez, todos os olhos, principalmente os dos aficionados por games, estão voltados para Los Angeles. É lá onde ocorre, entre hoje e quinta-feira, a Electronic Entertainment Expo (E3), feira mais relevante da indústria. E a edição deste ano tem tudo para ser uma das mais empolgantes: Sony e Microsoft deram ; finalmente ; mais detalhes sobre o Playstation 4 e o Xbox One, enquanto a Nintendo promete trazer novidades sobre as maiores franquias da companhia. Além disso, os jogadores podem esperar gráficos impressionantes, mecanismos inéditos e, é claro, jogos e mais jogos.
Embate de gigantes
Há tempos não se via o mundo dos games tão empolgado com uma Eletronic Entertainement Expo (E3), evento mais importante do mundo para o mercado. As últimas edições foram avaliadas pelo público como decepcionantes, apesar de novidades como o Wii U e o Playstation Vita. A E3 deste ano, porém, já é considerada como a mais empolgante desde 2005, quando foram anunciados o PlayStation 3 e o Xbox 360. Agora, começa oficialmente a nova geração dos consoles, com a Sony e a Microsoft que revelaram mais sobre o PlayStation 4 e o Xbox One, que chegam às lojas no fim do ano.
[SAIBAMAIS]Mas a relação da E3 com esses novos aparelhos será diferente. Em um movimento que está se tornando praxe na indústria de tecnologia, Sony e Microsoft optaram por fazer o anúncio dos novos consoles em eventos próprios, transmitidos pela internet antes da E3, em fevereiro e em maio, respectivamente. Com isso, foi quebrada a tradição de revelar os dispositivos na convenção de Los Angeles.
Expectativa
Com as informações técnicas mais importantes do PlaySation 4 já apresentadas, a convenção da Sony na E3 foi voltada aos principais jogos a serem lançados, além de revelar o aguardado visual do aparelho. No evento da empresa em fevereiro, já foram mostradas cenas de Drive club, Killzone: shadow falls e Knack, exclusivos para a plataforma. Além disso, segundo analistas, a Sony deve apresentar a nova versão da rede on-line PlayStation Network.
Enquanto isso, a Microsoft compensou na E3 a falta de informações sobre jogos para o Xbox One vista no anúncio feito mês passado. Segundo a empresa, a coletiva foi totalmente dedicada aos principais títulos que devem ser lançados ainda este ano para a nova plataforma, alguns, inclusive, já com demonstrações do Kinect 2.0 que acompanhará, obrigatoriamente, o sucessor do 360.
A Nintendo, por sua vez, tomou uma decisão sem precedentes na história da companhia: não fazer uma conferência na E3. Em vez disso, preferiu realizar uma transmissão via internet hoje, às 11h (horário de Brasília), para mostrar novidades. Especula-se que o foco da empresa também será em jogos, principalmente para o Wii U, cujas vendas atingiram números bem abaixo do esperado pela companhia japonesa no primeiro ano do aparelho.