A grande novidade do evento desta segunda-feira (10/6) da Apple ficou por conta novo sistema operacional para aparelhos móveis, o iOS 7. ;Essa é a maior mudança feita no iOS desde a criação do iPhone;, declarou diversas vezes Tim Cook. A principal reformulação foi no design de interface. Com visual mais limpo e cores mais intensas, a Apple apresentou um leiaute que dialoga muito com as tendências vistas nos sistemas rivais. Assim que foram apresentadas imagens, começaram a surgir diversos comentários nas redes sociais comparando o novo visual ao do Android.
[SAIBAMAIS]O iOS 7 tem mudanças na fonte utilizada na tela, além de interface mais fluida. O aplicativo de clima, por exemplo, terá animações para demonstrar como anda o tempo em cidades consultadas. Além disso, a foto de papel de parede se moverá de acordo com o manuseio do aparelho, com aspecto tridimensional.
Uma das principais novidades é o centro de controle, que agora permite que usuário acesse uma tela, ao deslizar o dedo de cima para baixo, que permite ligar e desligar conexões wi-fi e Bluetooth, controlar músicas e até acionar uma lanterna.
Safari
O Safari, navegador de internet nativo do sistema, agora terá navegação em tela cheia, novas abas, controle parental e sincronização de senhas com outros dispositivos Apple, por meio do iCloud Keychain.
As reformulações apresentadas no aplicativo de câmera mostram que a Apple aderiu de vez à onda do Instagram: agora o iOS terá uma série de filtros pré-instalados para aplicar às fotos. Além disso, ele terá um novo modo em que se pode fotografar diretamente no formato quadrado, justamente o utilizado na popular rede social de fotos.
Já o aplicativo de armazenamento de fotos será mais organizado. ;Hoje, os usuários têm as imagens dispostas de forma desordenada. Nós mudamos isso com o o iOS 7;, explicou Tim Cook. Agora, o aparelho classificará as fotos automaticamente de acordo com o local e a data em que foram tiradas.
O Siri, sistema de comando de voz, também passou por melhoras. Além de ser capaz de responder a um maior número de perguntas do usuário, ele também terá um design renovado, além de ser integrado ao Twitter e à Wikipedia, o que aumenta a quantidade de informações que podem ser consultadas pelo aplicativo. Foram também anunciados dois novos idiomas para o Siri: francês e alemão.
Além disso, foi confirmado que algumas montadoras de carro parceiras, como a Ferrari, terão compatibilidade com o iOS 7. Dessa forma, será possível utilizar o Siri como comando de voz dentro do automóvel para efetuar ligações, consultar rotas no Apple Maps e fazer outros tipos de pesquisa.
O último grande anúncio foi o iTunes Radio, que permitirá ouvir diversas estações na internet. Estarão disponíveis canais especializados em gêneros e artistas. O serviço também irá sugerir outras canções similares às que a pessoa está ouvindo no momento no iTunes Radio. Caso goste de alguma música que ainda não tenha, a pessoa poderá comprá-la da iTunes Store diretamente do novo serviço, sem ter que abrir outro aplicativo.
Antes de encerrar, foi anunciado rapidamente e sem muitos detalhes o Activation Lock, sistema que permitirá bloquear o aparelho para evitar que ladrões o utilizem após o terem roubado. Para ter acesso, será necessário inserir o login e a senha de iTunes do dono.
O iOS 7 estará disponível para celular nas versões a partir do iPhone 4, para tablets a partir do iPad 2 e para tocadores de MP3 a partir da quinta geração do iPod Touch. O lançamento está previsto para fim de setembro ou início de outubro.