Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Processador Intel Haswell promete desempenho gráfico duas vezes melhor

Apesar de também abranger o mercado de desktops, os chips foram desenvolvidos focados no segmento de portáteis como notebooks e tablets, que vem registrando seguidos crescimentos nos últimos anos

Taipei ; A gigante da tecnologia Intel lançou nesta terça-feira (4/6) a quarta geração de processadores Core. Batizada de Haswell, a nova família chega para substituir a atual Ivy Bridge. Apesar de também abranger o mercado de desktops, os chips foram desenvolvidos focados no segmento de portáteis como notebooks e tablets, que vem registrando seguidos crescimentos nos últimos anos. A apresentação foi realizada na Computex, uma das principais feiras de tecnologias do mundo que acontece todos os anos em Taiwan.
Ao mesmo tempo, os gráficos também sofrem um incremento de performance. O desempenho ao rodar games ou assistir filmes em alta resolução pode chegar a ser duas vezes superior quando comparado à notebooks com Ivy Bridge. ;Com a família Haswell estamos reinventando os notebooks;, afirma o vice-presidente executivo da Intel, Tom Kilroy.vO motivo de tamanha euforia é que os processadores têm como principal alvo os ultrabooks ; uma categoria de notebook que começou a chegar há dois anos no mercado e que tem como características ser mais fino e leve que outros portáteis.
Uma vez possibilitando entregar um maior desempenho aliado à uma maior redução de consumo energético, a Intel possibilita que fabricantes de ultrabooks desenvolvam equipamentos diferenciados, com telas rotativas, destacáveis e deslizantes, que fazem com que o portátil se transforme em tablet touchscreen com um simples movimento. Na verdade, marcas como Lenovo, Acer, Asus, HP, Dell, Panasonic e Toshiba aproveitaram o lançamento da Intel para apresentar seus modelos já os novos processadores. Com preços que partem de US$ 599 (aproximadamente R$ 1.300), esses aparelhos deverão chegar ao mercado brasileiro antes do Natal.