Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Samsung lança Galaxy S4 para ganhar mais espaço frente à Apple

O novo smartphone começa a ser vendido na sexta-feira (26/4) na Coreia do Sul, e no restante do mundo a partir do próximo fim de semana



No momento, tudo parece favorecer o grupo sul-coreano que prevê anunciar na sexta-feira um aumento de 53% de seus lucros operacionais no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2012 (5 bilhões de euros).

A Samsung vendeu 65 milhões de smartphones nos três primeiros meses de 2013, com uma participação de mercado de 30%, segundo a DRAMeXchange. Por outro lado, a Apple anunciou na terça-feira a primeira queda de seus lucros líquidos em quase 10 anos. Segundo a DRAMeXchange, foram vendidos 37,5 milhões de exemplares do iPhone, com uma cota do mercado mundial de 15,3%.

A Samsung tirou o primeiro lugar da Apple em 2011 e consolidou seu avanço no ano passado, conquistando cerca de 30% do mercado, contra 19% para o grupo da maçã. O S3 tinha superado temporariamente o iPhone 4S durante o verão como smartphone mais vendido e a Samsung ironizou abertamente seu rival em uma publicidade onde havia pessoas fazendo fila para comprar o iPhone 5, mas olhando com inveja para o Galaxy S3.

O grupo sul-coreano tem grandes ambições para o Galaxy S4. O banco CIMB espera que, pelo menos, 70 milhões de unidades sejam vendidas este ano. O Morgan Stanley também tem um "objetivo ambicioso" fixado pela Samsung a seus distribuidores, que deverão fornecer 10 milhões de exemplares por mês, contra 8 milhões de máximo de produção para o S3.

Segundo o Morgan Stanley, o aparelho será proposto a um número recorde de 400 operadoras em 210 países para uma utilização de redes de terceira ou quarta geração (3G ou 4G LTE). A Samsung, cuja gama é muito ampla, do S4 aos modelos mais baratos nos países emergentes, continua, contudo, longe de Apple em termos de rentabilidade, com uma margem operacional duas vezes maior para o grupo norte-americano.

"A Samsung tem um longo caminho a percorrer antes de se estabelecer como líder duradouro. Nunca teve o gênio inovador de um Steve Jobs", diz James Song. "Mas Jobs (que morreu de câncer em 2011) já não é mais parte da Apple e a empresa tem dificuldades. Isso poderia ajudar a Samsung a ganhar tempo como líder", acrescenta.