Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Nave Dragon da SpaceX apresenta problemas nos motores

O problema ocorreu pouco tempo depois da nave atingir a órbita da Terra, após a separação da segunda parte do foguete Falcon 9, ou seja, menos de dez minutos depois do lançamento a partir de Cabo Canaveral


Washington - A nave espacial Dragon da empresa privada americana SpaceX, lançada nesta sexta-feira (1;/3) em direção a Estação Espacial Internacional (ISS), registrou problemas em seus motores orbitais, indicou no Twitter Elon Musk, fundador e proprietário da empresa. "Apenas um dos quatro grupos de motores orbitais funciona normalmente", escreveu.

"Os engenheiros tentam fazer funcionar os outros três grupos de motores", explicou Christina Ra, diretora de comunicações da SpaceX. Ra indicou que os painéis solares, que fornecem eletricidade para a Dragon, poderiam ser implantados. Mas este procedimento foi atrasado. "Quando tivermos pelo menos dois dos quatro grupos de motores em funcionamento, poderemos dar início a uma série de manobras para ir até a ISS", acrescentou esta porta-voz.


O problema ocorreu pouco tempo depois da nave atingir a órbita da Terra, após a separação da segunda parte do foguete Falcon 9, ou seja, menos de dez minutos depois do lançamento a partir de Cabo Canaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

A Dragon transporta cerca de 544 kg de suprimentos para a ISS. Este é o terceiro voo da nave para a estação espacial, e o segundo para uma missão de abastecimento sob um contrato com a agência espacial americana, a NASA. Os dois voos anteriores foram concluídos sem incidentes.