Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Internet amplia troca de informações sobre saúde e monitoramento médico

Conexões 3G e sensores que captam reações do corpo humano também auxiliam nessa ampliação. Especialistas, no entanto, advertem para os perigos de acreditar em tudo que se lê na rede

Já pensou morar em casas inteligentes que detectam a queda de idosos? E consultar-se gratuitamente com médicos especialistas sem sair de casa? Ou tomar remédios que avisam aos parentes próximos quando foram tomados? Graças às inovações tecnológicas na área da saúde, tudo isso já é realidade. As conexões 3G, o uso da internet e os sensores que captam informações do corpo humano criaram possibilidades nunca antes imaginadas. O resultado é a aproximação e a troca de ideias entre médicos ao redor do mundo, acesso a informações de qualidade e redução de custo e tempo, sobretudo para pacientes.

Um estudo divulgado pela empresa Qualcomm, especializada em tecnologias móveis, mostra que o monitoramento a distância da saúde de pacientes com doenças crônicas pode representar uma economia de U$ 200 bilhões na Índia, na Rússia, na China e no Brasil, na área da saúde.