Gatos travessos, cantores coreanos com danças inusitadas, reprises de novelas, replays dos gols da rodada. Difícil conhecer alguém que não tenha visto algo semelhante na internet nos últimos tempos. Sem contar fãs de seriados e filmes, que podem encontrar quase tudo o que desejam na rede de computadores. A tecnologia e a quantidade de conteúdos audiovisuais para a internet nunca foram tão longe. Pesquisa divulgada este mês pela comScore, especializada em medições de audiência na internet, identificou o Brasil como o sétimo país no ranking de usuários que assistiram a conteúdos audiovisuais, em dezembro do ano passado, com 43 milhões de pessoas. Esse número representa 82% dos internautas brasileiros.
Outras pesquisas mostram que a quantidade de pessoas que trocam o tempo diante da televisão pela tela do computador é cada vez maior. Para se ter ideia, no Brasil, o número de internautas ativos ; aqueles que acessam a rede pelo menos uma vez por semana ;, passou de 44,8 milhões em 2011, para 50,7 milhões em 2012, de acordo com estudos realizados pelo Ibope. Enquanto isso, a audiência dos canais abertos de televisão teve uma queda de 8% no mesmo período, segundo o mesmo instituto.