Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Campus Party Brasil deve atrair pelo menos 160 mil visitantes em São Paulo

A presença do pai da indústria de videogames, Nolan Bushnell, é um dos destaques. São esperados 8 mil campuseiros no Anhembi

A Campus Party Brasil (CPBr) é, apenas levando-se os números nele envolvidos, algo impressionante: a sexta edição, no Centro de Exposições Anhembi Parque, na capital paulista, vai receber oficialmente 8 mil apaixonados por inovação, ciência e muito entretenimento. Paralelamente, outros 160 mil a visitarão. São mais de 500 horas apenas de palestras ; em 13 palcos, por onde devem passar mais de 100 propagadores (do mundo inteiro) de informação.

Criado há 16 anos, na Espanha, hoje o evento ocorre em vários países. A CPBr está organizada em três espaços: arena, onde durante sete dias, os campuseiros interagem e participam de diversas atividades; camping, com cinco mil barracas e a infraestrutura necessária para a hospedagem; e expo, área gratuita e aberta ao público em geral.

A arena é composta por oito zonas de conhecimento que neste ano ganharam nomes de personalidades históricas: Sócrates (software livre), Pitágoras (desenvolvimento e sistemas operacionais), Arquimedes (segurança e redes), Hypatia (empreendedorismo), Michelangelo (foto, design, vídeo e música), Gutenberg (blogs e mídias sociais), Galileu (astronomia, robótica, nanotecnologia, biotecnologia, modding, hardware e eletrônica), Stadium (games e simulação), Workshop I, Workshop II, Barcamp e também o Palco Multidisciplinar.

[VIDEO1]

Internet ultraveloz
Neste ano, os campuseiros terão 30GBps de internet, 10GBps a mais que na última edição. Isso deixa qualquer nerd muito animado. Para ter uma ideia, a média da velocidade adquirida por um usuário comum, para uso particular, é de 10MBps. Como um 1GB tem 1.024MB, fazendo as contas, dá para saber que a galera da CPBr vai fazer a festa com isso. Assim, com 1GBps, é possível baixar um filme de 1GB em três segundos, então, com 30GB, são 30 vídeos. E na arena, os campuseiros trocam muitos arquivos por meio de uma rede interna, na qual é possível ver tudo o que foi baixado e também fazer o download.

A alimentação
Boas notícias aos veteranos: a organização do evento garantiu mais segurança ; uma nova empresa foi contratada para cuidar disso ; e novas duchas e banheiros, com reforço na limpeza durante as 24h do dia, foram montados, desta vez, com muita água, pois na última edição esse ponto deixou a desejar. No espaço expo, está sendo montada uma praça de alimentação, com acesso para os campuseiros também. Mas os que não quiserem sair da arena têm a opção de comprar um pacote completo, com direito a café da manhã, almoço e jantar.

Dicas aos novatos
; Levem alimentos para passar a fome temporariamente: biscoitos, salgadinhos, suco de caixinha, achocolatado, fruta desidratada, barras de cereal.

; Não esqueçam cadeado para colocar na barraca ao sair, no gabinete que ficará na bancada ou na mochila.

; Vá com caravana, mas não mande beijos ao azar: em um evento de grande porte como esse, não é aconselhável largar objetos com celular, carregador, câmera fotográfica ou filmadora na bancada.

; Faça da sua garrafinha de água um amuleto da sorte. Mesmo que os organizadores tenham prometido mais bebedouros, nunca se sabe.