Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Segmento de lojas pela internet movimentou R$ 24 bilhões no Brasil em 2012

O acesso a ferramentas de publicação de sites é gratuito e fácil. Qualquer pessoa pode ter um e-commerce para chamar de seu

O e-commerce continua em expansão no Brasil. Além do aumento do número de internautas ; e, por consequência, possíveis compradores ;, também está mais fácil o acesso a ferramentas para montar um sistema de vendas pela web. É um bom momento para montar uma loja on-line ; ou levar seu negócio para a internet. o Informática conversou com especialistas da área para explicar quais devem ser os primeiros passos para quem quer aderir ao e-commerce.

Em 2012, o comércio on-line movimentou R$ 24,12 bilhões no país, segundo projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O número leva em conta desde grandes nomes do varejo on-line até micro e pequenas empresas ; incluindo as que realizam seus negócios em sites de comércio eletrônico e leilão, como eBay e MercadoLivre. O levantamento também aponta que, no ano passado, 9 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra on-line.

Aumentou também o contingente de pessoas que estão do outro lado do negócio: as que vendem os produtos. De acordo com uma projeção da Nielsen, cerca de 180 mil pessoas, entre donos de negócios e seus funcionários, têm fonte de renda proveniente das atividades do MercadoLivre, o site de e-commerce mais acessado no Brasil, de acordo com a comScore. Dessas, 45 mil foram contratadas apenas em 2012.