Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Pesquisa da Intel aponta a generalização da má-educação digital


Durante o jantar, não coloque os cotovelos sobre a mesa. E não use o garfo do peixe para a carne. Se seguir as regras de etiqueta, que existem há séculos, já é um desafio, imagine, então, adaptar-se às recentes normas de boa conduta da utilização dos dispositivos móveis e das redes sociais? Caso tenha atendido o celular no banheiro ou curtido um ;pancadão; no ônibus sem o fone de ouvido, você já infringiu duas da lista.

[SAIBAMAIS]Aliás, os DJs amadores, que surgem nos transportes coletivos, são os que mais irritam os usuários. Segundo pesquisa da Intel, quase a totalidade dos brasileiros acredita que as pessoas precisam ter mais educação ao utilizar seus aparelhos em público, embora eles mesmos tenham hábitos questionáveis.

;Os resultados da pesquisa da Intel demonstram, claramente, que a preocupação, de agora em diante, não será mais se compartilharemos on-line, mas como faremos isso. Os dispositivos móveis nos permitem transmitir informações em tempo real e a etiqueta nos ajuda a decidir como fazê-lo de maneira positiva;, afirma a autora e especialista em etiqueta Anna Post, do site The Emily Post Institute.