Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Produtos retrô viram moda e invadem a indústria de eletrodomésticos



O sucesso de vendas fez a Whirlpool desenvolver outros produtos. O refrigerador e o fogão, lançados em 2011, também têm inspiração nos 1950 e 1960, com tecnologia de ponta. O refrigerador tem controle eletrônico externo de temperatura. E conta com o frost free (sistema já evita automaticamente a formação de gelo nas paredes do freezer). Já o fogão tem timer digital que avisa quando o tempo de preparo chegou ao fim. Os preços, no entanto, não têm nada de retrô. O refrigerador custa R$ 8 mil. O fogão sai da loja por R$ 4 mil.

Doce infância
Uma volta à infância mais em conta é para os nostálgicos alimentares. Os fãs do Lollo, o ;chocolate fofinho da Nestlé;, tiveram o gosto da vitória em setembro, quando a empresa relançou a guloseima com a receita original e a mesma identidade visual (embalagem azul com a vaquinha amarela). O produto era líder de vendas em sua categoria até o início da década de 1990, quando a Nestlé, por recomendação da matriz, na Suíça, mudou o nome para Milkybar. Choveram pedidos pelo Facebook pedindo o regresso do ;fofinho;. Deu certo.

De acordo com a Nestlé Brasil, a embalagem individual e o pacote com três unidades permanecem no mercado até o fim do ano. Já a versão mini ficará para sempre na caixa Especialidades Nestlé. Foi uma comoção tão grande nas redes sociais por causa da volta do Lollo que o Portal Administradores.com iniciou uma campanha pelo Facebook pela volta do chocolate Surpresa (aquele da embalagem do Tigre). ;A companhia estuda diversas possibilidades e não descarta nenhuma ideia. As novidades serão divulgadas no momento oportuno;, informa a Nestlé Brasil.

Chute certeiro
A onda retrô também chegou ao esporte, especialmente ao futebol. Réplicas de camisas históricas fazem sucesso entre os fãs. Os empresários Leonardo Klarnet e Marcelo Roisman sabem bem disso e comemoram o sucesso da Liga Retrô, que foi fundada em 2006 com vendas exclusivamente pela internet. No ano seguinte, os dois começaram a abrir lojas físicas. Hoje, a Liga Retrô conta com 12 unidades. Outras seis serão inauguradas no primeiro semestre de 2013. A meta dos sócios é chegar a todas as cidades sede da Copa do Mundo até 2014 ; o Recife entre elas.

A Liga Retrô começou com 20 modelos. Hoje são mais de 280, incluindo réplicas de camisas do Santa Cruz, Náutico e Sport. Todas as peças são de algodão, material usado até o final da década de 1980 nos uniformes. ;Temos um público mais velho, que viveu a época, e um mais jovem. Gente que não viu a Copa de 82, por exemplo, mas se sente fazendo parte da história ao vestir uma camisa da ;época;;, conta Marcelo. No ano passado, a empresa faturou R$ 5 milhões. A estimativa era crescer 12% em 2012, mas os sócios já sabem que esta previsão será ultrapassada.