A venda global de dispositivos inteligentes - computadores, tablets e celulares - cresceu drasticamente no último trimestre, empurrada especialmente pelos dois últimos, segundo estudo publicado esta quarta-feira.
O informe da empresa de pesquisa de mercado especializada em tecnologia IDC demonstrou que as vendas alcançaram os 267,3 milhões de unidades no segundo trimestre, 27,4% a mais que no ano anterior e 2,8% a mais com relação ao trimestre anterior.
Os lucros se situaram em 131,5 bilhões de dólares de forma global, 16% a mais do que no ano passado, mas 2,7% a menos do que no trimestre anterior.
A IDC projeta uma taxa de crescimento de 14% na venda de dispositivos até 2016. Os ;smartphones; já representam 59% desta categoria e crescerão até 63% nos próximos quatro anos.
Os tablets crescerão cerca de 10% este ano até 13% em 2016, reduzindo a cota de mercado de computadores de 31 a 24%, afirma a IDC.
"Os dados de vendas recentes mostram claramente que entramos em cheio na era dos multidispositivos, onde cada pessoa compra e usa vários dispositivos, a maioria das vezes com diferentes combinações de sistemas operacionais", afirma Bob O;Donnell, da IDC.
"As implicações deste desenvolvimento nos programadores de aplicativos, nos fabricantes de dispositivos, nos fornecedores de serviços de internet, nos negócios e em cada pessoa são profundas", continua.
A IDC diz que o total de vendas globais para dispositivos inteligentes conectados chegará a cerca de 1,2 bilhão de unidades em 2012 e superará os 2 bilhões em 2016.