Paisagens, patrimônios mundiais, cidades grandes, pequenas ou históricas estão a um clique dos usuários. Basta arrastar o Pegman, um boneco laranja disponível nos mapas do Google, que ele mostra, em três dimensões, vários locais do mundo. Desde 2007, o Google Street View disponibiliza essas imagens, mas elas eram restritas à Europa e aos países norte-americanos. O Brasil começou tímido no sistema. São Paulo, Rio de Janeiro e as cidades históricas de Minas Gerais foram as primeiras. Agora, o site ampliou o número de localidades brasileiras, mais de 70, incluindo Brasília.
O processo de captar a imagem não consiste somente em bater a foto e jogar em um banco de dados. Ir aos locais requer cuidados com o clima: sombras, vento, neblina e chuva podem deixar a imagem sem foco. E para que tudo saia em 360 graus, o jeito é costurar as diversas partes em um arquivo. O produto final, que é um panorama unificado, torna-se o conjunto de vários retratos dos arredores.
Durante a semana passada, os leitores do Correio enviaram fotos de situações em que foram flagrados pelo carro da empresa e também cenas incomuns presenciadas pelas ruas, como um tanque de guerra no Lago Norte, um dos carros da equipe do jornal e até o veículo da companhia dando um passeio irregular pelas faixas exclusivas de ônibus na EPTG.