Confira abaixo as principais dúvidas recebidas sobre danos nos eletrônicos e as respostas dadas por especialistas*. Se serve de consolo, acredite, você não está sozinho nessa.
Por duas vezes, meu iPod foi lavado na máquina, pois me esqueci de retirá-lo do bolso. Como proceder quando isso acontece?
Em hipótese alguma, ligar o aparelho, pois assim você pode queimar a placa ou a bateria. Enrole-o numa toalha para retirar a umidade e deixe-o assim por, pelo menos, 24 horas. Não utilize secador, pois os resíduos podem danificá-lo. Caso não volte a funcionar depois desse período, o melhor é procurar uma assistência técnica. Alguns aparelhos não permitem a retirada da bateria manualmente e, na loja, esse procedimento, além da lavagem da placa com material específico e secagem em uma estufa por até cinco horas, pode ser feito. O processo é semelhante para iPod, iPhone e tablets. Em 90% dos casos, o aparelho volta a funcionar normalmente.
O DVD ou o Blu-ray está com problemas de leitura e fica travando. Como limpar o disco e o aparelho?
O disco deve ser limpo com um pano macio (sem fiapos), sem a utilização de soluções de limpeza disponíveis comercialmente, que contribuem para o dano do disco. Para limpar o aparelho, use um tecido limpo e seco. Se a superfície estiver muito suja, molhe levemente um lenço macio em uma solução de detergente suave. Não use solventes fortes como álcool ou benzina. De modo geral, a condição física do disco pode ocasionar erro de leitura do aparelho. Ele deve sempre ser manuseado pelas bordas, evitando tocar no lado da reprodução, e ser armazenado em seu estojo original. A qualidade de gravação também influencia possíveis erros de leitura. Impressões digitais ou sujeiras podem causar má qualidade na reprodução.