Nova York - O site de vídeos YouTube, de propriedade da gigante da internet Google, deixará de estar disponível como aplicativo pré-instalado nos dispositivos móveis que funcionam com o novo sistema operacional da Apple, iOS 6.
"Estamos trabalhando com a Apple para garantir que os usuários do iOS tenham a melhor experiência possível no YouTube", disse um porta-voz do site, confirmando a mudança de política da Apple.
O ícone do YouTube aparece na página principal dos celulares inteligentes iPhone e tablets iPad desde o lançamento destes dispositivos, em 2007 e 2010, respectivamente.
No entanto, como destacou o jornal The New York Times, a Apple controla o desenvolvimento do aplicativo para garantir, por exemplo, que os vídeos estejam disponíveis em um formato compatível com seus sistemas. Os usuários de dispositivos móveis poderão continuar acessando o YouTube pela internet.
A nova versão iOS 6 sairá à venda no outono (norte), provavelmente junto com o novo modelo do iPhone.
A Apple já tinha anunciado em junho que ofereceria seu próprio serviço de mapas incorporado a seus aparelhos portáteis. Até agora, o Google Maps estava pré-instalado nos dispositivos portáteis que funcionam com o sistema operacional iOS da Apple.
O site de buscas Google é mantido como alternativa tanto no iPhone quanto no iPad. No entanto, a integração do sistema de assistência de voz Siri com os mapas pode competir parcialmente com o Google, ao dar instruções específicas para encontrar restaurantes e lojas.