Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Microsoft e Google entram no mercado de tablets para rivalizar com a Apple

Quando se trata de tablets, o iPad é rei. Muitos tentaram, mas ninguém conseguiu ameaçar o domínio do aparelho da Apple, que não só largou na frente como definiu o padrão para esse tipo de dispositivo a partir do lançamento, em abril de 2010. Entretanto, a empresa comandada por Tim Cook parece ter, enfim, encontrado oponentes à altura. O Nexus 7, do Google, e o Surface, da Microsoft, foram revelados nas últimas semanas de junho com um propósito claro: destronar a prancheta da maçã.

O Nexus 7 tem debaixo do capô um processador de quatro núcleos, tela de alta definição de sete polegadas e, como ocorre com produtos da grife Google, inaugura uma nova versão do Android, a 4.1 (Jelly Bean). A aposta da empresa de buscas é aliar toda essa boa capacidade a um preço competitivo: o tablet será vendido em meados deste mês nos EUA a US$ 199, menos da metade da versão mais barata do iPad.

Já o Surface representa a entrada da Microsoft no mercado de tablets com boas ideias, como uma capa magnética, que também funciona como teclado. Ele vem em duas versões: uma com chip ARM e outra com arquitetura x86 da Intel, cada uma rodando sua versão do Windows 8. Seu desempenho no mercado ainda é uma incógnita por conta da decisão de não divulgar o preço dos aparelhos. A empresa de Steve Ballmer se limitou a dizer que a versão com processador ARM terá preços similares a de outros tablets e a edição com chip Intel chegará às lojas com valor similar a de um ultrabook. No mercado norte-americano, estão em torno de US$ 400 e US$ 900, respectivamente.