O Nexus 7 tem debaixo do capô um processador de quatro núcleos, tela de alta definição de sete polegadas e, como ocorre com produtos da grife Google, inaugura uma nova versão do Android, a 4.1 (Jelly Bean). A aposta da empresa de buscas é aliar toda essa boa capacidade a um preço competitivo: o tablet será vendido em meados deste mês nos EUA a US$ 199, menos da metade da versão mais barata do iPad.
Já o Surface representa a entrada da Microsoft no mercado de tablets com boas ideias, como uma capa magnética, que também funciona como teclado. Ele vem em duas versões: uma com chip ARM e outra com arquitetura x86 da Intel, cada uma rodando sua versão do Windows 8. Seu desempenho no mercado ainda é uma incógnita por conta da decisão de não divulgar o preço dos aparelhos. A empresa de Steve Ballmer se limitou a dizer que a versão com processador ARM terá preços similares a de outros tablets e a edição com chip Intel chegará às lojas com valor similar a de um ultrabook. No mercado norte-americano, estão em torno de US$ 400 e US$ 900, respectivamente.