A Apple manteve em 65% de fatia de mercado com a venda de 11,8 milhões de iPad, que se viu impulsionado por um modelo de terceira geração e pela redução do preço do iPad 2, segundo afirma o relatório. A Samsung ficou em segundo lugar com 1,1 milhão de unidades vendidas, ou 6% de market share, superando a Amazon, que registrou uma queda de 80% no trimestre em suas vendas do Kindle Fire, segundo a ABI.
[SAIBAMAIS]A empresa especializada em pesquisas de tecnologia não deu números concretos para o Kindle Fire, afirmando que a Amazon não publica dados de venda do dispositivo, mas a pesquisa concordou com outras informações que apontam para a perda do ritmo nas vendas do Kindle nos últimos meses.
O analista da ABI Jeff Orr afirma que a Amazon realizou um bom trabalho de marketing durante o lançamento do Kindle Fire no Natal do ano passado, mas não manteve o impulso de forma continuada. O Kindle "parecia algo com as capacidades do iPad, mas a um preço menor", afirmou. "Mas não se traduziu em algo que revertesse o ciclo de comportamento normal do mercado", afirmou Orr. "Seria interessante ver o que acontecerá neste trimestre".
Orr afirma que a Apple e a Samsung "demonstraram ter capacidade de se manter na liderança, enquanto outros fabricantes de tablets aparecem e desaparecem como a maré". Outros fabricantes de tablets, como a Research in Motion (RIM), conseguiu um salto nas vendas de 233% e a Lenovo de 107% em relação ao último trimestre, ajudados por lançamentos de produtos.
Outros lançamentos
Fabricantes como Dell, Hewlett-Packard e LG estão redesenhando seus tablets para lançamentos em meados deste ano, utilizando o sistema operacional do Google, Android, ou a plataforma Windows 8.