Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Lançamento de cápsula deve iniciar nova era para o transporte espacial

Cabo Canaveral - A empresa americana SpaceX informou nesta sexta-feira (18/5) que está em contagem regressiva para o lançamento da cápsula Dragon no primeiro voo privado rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), uma missão destinada a iniciar uma nova era para o transporte espacial.

O lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX, que propulsionará a cápsula não tripulada Dragon com mais de meia tonelada de carga rumo à estação orbital, está programado para este sábado às 04h55 da madrugada (05h55 de Brasília) da Base da Força Aérea em Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

A previsão do tempo hoje era amplamente favorável ao lançamento, com 70% de changes de enviar pela primeira vez uma nave espacial construída por uma empresa privada à ISS, à qual deve se acoplar nos próximos dias. Até agora, só as agências espaciais de Rússia, Japão e Europa foram capazes de enviar naves de abastecimento para a ISS.

Os Estados Unidos também o faziam até o ano passado, quando o país pôs fim ao icônico programa do ônibus espacial, que durante três décadas transportou tanto astronautas quanto material para montar o laboratório orbital.

A aposentadoria dos ônibus espaciais deixou a Rússia como o único país capaz de levar astronautas à ISS até que a indústria privada consiga um substituto.

A SpaceX é a primeira de várias empresas americanas a tentar enviar sua própria nave espacial de carga para a ISS com o objetivo de restaurar o acesso dos Estados Unidos ao espaço para viajantes em 2015.

Em dezembro de 2010, a companhia fez história com o lançamento da cápsula Dragon, tornando-se a primeira empresa comercial a por em órbita uma nave espacial e fazê-la voltar à Terra.