A invenção, cujo estudo foi apresentado neste mês no congresso do Institute of Electrical and Electronics Engineers;s Haptics, foi pensada para funcionar com os consoles de Xbox360 e PlayStation. ;Nosso controle permite que o jogador receba feedback tátil do que ele faz no jogo. A maioria dos controles modernos requer que a pessoa use o polegar para controlar o ângulo da câmera ou o olhar do personagem (em games de tiro em primeira pessoa). Nós podemos dar dicas, ao mexer com a pele do dedo, de direções que indiquem um caminho melhor, por exemplo, em jogos de futebol ou de integrantes do time adversário em uma partida de basquete;, explica o líder da equipe que criou o aparelho, William Provancher, ao Correio. Para a universitária Anna Carolina Torracca, 21 anos, é essa imersão no enredo do jogo que faz com que o controle reativo seja relevante. ;O aparelho, combinado com os efeitos sonoros, pode aumentar o suspense da história. Quando ele vibra, por exemplo, aumenta a sensação de urgência ou de tensão, o que torna a situação mais emocionante;, conta.
Veja o vídeo que explica mais sobre os efeitos táteis do controle desenvolvido William Provancher e sua equipe.
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