Estar conectado à internet onde quer que se esteja tem se tornado praticamente uma obrigação. É cada vez mais comum ver pessoas em espaços públicos lendo e-mails, atualizando as redes sociais ou mesmo jogando on-line em tablets, smartphones ou notebooks com modem 3G. Em 2011, o canal de acesso a pacotes de dados em alta velocidade (HSPA, na sigla em inglês), como é conhecido o 3G, estava presente em 800 milhões de dispositivos móveis, número que, de acordo com Erasmo Rojas, diretor da 4G Americas para América Latina e Caribe, deve aumentar em 30% neste ano.
A tecnologia vem sendo consumida com cada vez mais intensidade pelos usuários. Uma pesquisa da empresa de consultoria em serviços de dados Arieso, do Reino Unido, revelou que donos de tablets e smartphones mais modernos, com modens 3G, são responsáveis pelo uso de metade de todos os dados transferidos por uma operadora europeia de telefonia móvel. O curioso, no entanto, é que esse grupo constitui apenas 1% do 1,1 milhão de assinantes do serviço de internet fornecido pela operadora, caracterizando uma grande desigualdade no uso.
O modem já é amplamente usado para internet em dispositivos como notebooks, então ser o principal consumidor de dados não é surpresa. ;Os resultados, contudo, mostram que a demanda por dados continua a crescer com cada nova geração de smartphones. Compare o iPhone 4S com os outros aparelhos: é o mais ;faminto; de todos, pois consome mais três vezes mais dados do que o iPhone 3G e duas vezes mais do que sua versão anterior, o iPhone 4;, afirmou o diretor de tecnologia da Arieso, Michael Flanagan, ao Correio.
Esse consumo ;exacerbado; do último celular da Apple, segundo o especialista em comunicação sem fio Ugo Dias, professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB), se deve ao grande número de download de aplicativos ; que, no fim de 2011, chegou a 1,5 bilhão em todo o mundo ; e ao uso de programas como o Siri, assistente virtual comandado por voz que pode ser usado para fazer ligações, agendar compromissos no calendário e enviar SMS. Outros aparelhos de última geração, como o Samsung Galaxy S (veja lista), também são responsáveis pela grande quantidade de dados baixados.
Por sua vez, há também os smartphones que mais fazem upload de dados, ou seja, enviam informações para a web. Entre eles, há o HTC Desire, o HTC Desire S, o Samsung Galaxy S II e o Blackberry Curve. ;É interessante que o consumo de dados seja dominado por uma fração tão pequena de usuários;, comenta Flanagan. ;Mas, apesar das inovações, notamos que os outros 99% de usuários europeus de 3G ainda têm smartphones mais simples, com menos aplicativos e cujos usuários tipicamente ficam menos na internet;, ressalta. Flanagan determina que a pesquisa indica a necessidade crescente de otimizar a rede de transmissão de dados a longo prazo, com a implantação de tecnologia 4G e a instalação de redes de banda larga móvel próximas de onde os ;usuários intensos; estão.
A matéria completa você lê na edição impressa desta segunda-feira (6/2) do Correio Braziliense.