O poder de comunicação foi multiplicado com a explosão da internet. Há mais de 78 milhões de internautas brasileiros (segundo o Ibope/Nielsen) com os dedos frenéticos no teclado ou nas telas touchscreen. Se você é um deles, tem que saber que nem tudo é farra, tuites e cliques à vontade. Escrever ou publicar imagens apenas, sem se preocupar com a estética, não ajuda a transmitir a melhor mensagem. O visual da página ajuda ; e muito ; a fazer toda a diferença e se destacar nessa multidão.
Até a primeira semana de janeiro, a empresa inglesa de serviços de internet Netcraft contabilizou mais de 500 milhões de sites na rede, um crescimento de 27 milhões em relação ao mês anterior. Portanto, se a ideia é investir em um portal, ele tem de chamar a atenção. E isso não significa deixar de ser simples. É o que pensa o publicitário Rodrigo Rocha, 25 anos. Há cinco anos ele trabalha como designer e reforça: ;Não adianta uma página bonita se não houver conteúdo;.
Para Rocha, a aparência diferencia as páginas, dá personalidade ao negócio e atiça a concorrência. ;É preciso trabalhar cores, tipografia, linhas e formas. Tudo de acordo com a ideia que se quer passar. Vai depender do tipo de página, que pode ser um blog ou um portal de notícias;, explica. O publicitário fez cursos para trabalhar na área, mas, na maior parte dos estudos, foi autodidata. E afirma: ;O leigo que estudar um pouco consegue fazer uma boa página na web;.
Foi o que fez o bancário Ricardo Seiti, 33 anos. Ele preferiu se virar sozinho e criou o site Casado que Joga (www.casadoquejoga.com). Apaixonado por jogos, Seiti teve a ideia a partir da vontade de registrar algumas situações engraçadas da vida de um gamer que tenta conciliar a diversão com as responsabilidades da vida matrimonial. No princípio, a página era simples e sem muitas cores; mesmo assim, conquistou a média de 1,5 mil visualizações por dia. O bancário pretende, assim que possível, dar uma revitalizada no visual da página, mas por conta própria. ;Para o básico, não é preciso um web designer;, comenta. ;Porém, se a ideia é profissionalizar o blog ou site, aí sim é necessário contatar alguém com mais conhecimento;.
Há vagas
Rodrigo Rocha concorda. Mesmo com tantos novos recursos disponíveis para deixar um site prontinho em pouco tempo, ele ainda ressalta os benefícios da contratação de um profissional para quem quer um produto requintado. ;Não se pode ter apenas noções de construção de sites, é preciso saber técnicas de atendimento e marketing.; O publicitário acrescenta: ;Temos que nos destacar por causa da facilidade da internet. As pessoas aprendem muito rápido no YouTube, por exemplo;.
[SAIBAMAIS]Para contratar esse profissional, o pagamento médio no Brasil varia entre R$ 1.231 e R$ 3.146, nas categorias júnior e sênior, segundo a rede de classificados on-line Catho. Por outro lado, quem tem interesse em contratar os profissionais da área precisa procurar muito para encontrar um candidato de qualidade. Até a última semana, o site apresentou mais de 16 mil vagas ainda não preenchidas. A professora de desenho industrial da Universidade de Brasília (UnB) Daniela Garroccini acredita que a tecnologia cada vez mais ganha espaço, mas não é o caso de descartar os web designers. Para ela, eles têm se destacado no mercado e estão bem requisitados. ;Faltam profissionais nessa área que tenham uma boa formação.;
A especialista diz que é positivo o fácil acesso às ferramentas tecnológicas, e que dessa forma as pessoas podem ver como é difícil estruturar uma página bem elaborada. Para quem quer uma exposição simples e sem tantos apetrechos, o servidor de blogs Blogger, por exemplo, oferece modelos pré-prontos. ;A tecnologia não vai atrapalhar, é só uma aliada para leigos e profissionais;, diz Daniela.
Dicas
Como aumentar as visitas do seu site ou blog
; Escreva sobre assuntos do momento, destaques, algo que você viu e ninguém tenha reparado, por exemplo;
; Compartilhe conhecimentos;
; Escreva artigos com bastante informação, mas evite textos muito complexos. Seja objetivo;
; Faça seu leitor interagir com o blog, por meio de enquetes, votações, sugestões de assuntos, entre outros;
; Responda sempre os comentários dos seu leitores;
; Faça entrevistas ou guest posts (posts feitos por convidados) com especialistas da área de que você mais gosta;
; Faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho: participe de fóruns, de outros blogs, marque presença;
; Escreva sobre assuntos controversos, mas seja coerente: não vá, por exemplo, tratar sobre aborto em um blog de tecnologia;
; Evite artigos muito grandes: divida-os em partes;
; Divulgue seu blog por meio das redes sociais.
Fonte: Mestre SEO, consultoria de sites