Jornal Correio Braziliense

Tecnologia

Os sites mais acessados do mundo estão reestilizados

Aquela vontade de começar com tudo diferente no início do ano parece ter contagiado as grandes empresas responsáveis por páginas da web. Pelo menos as mais amadas pelos usuários da internet estão ficando mais modernas e enxutas. Algumas nem esperaram este ano nascer e já exibiram novidades, como Facebook, YouTube, Twitter e Gmail.

A lista dos queridinhos do público na última primavera, segundo o portal de medição de acessos Alexa, mostra que o gigante das buscas Google lidera o ranking dos mais visitados, seguido pela rede de Mark Zuckerberg. O canal de vídeos YouTube fica na terceira colocação. A novidade teve que vir nos apetrechos das interfaces. O buscador do Google, por exemplo, modifica sua página inicial. A barra preta no topo da página ficou cinza e ganhou o logotipo da empresa. Quando clicada, a imagem mostra sete serviços alternativos.

Por enquanto, as modificações são oferecidas apenas a usuários selecionados, como fase de teste. E quem começa as transformações de forma tímida, porém polêmica, é o Facebook. A principal é uma linha do tempo que mostra todas as atividades do internauta desde a inscrição na rede. Agora, uma foto gigante ocupa o topo. Na lateral direita, é possível bisbilhotar os conteúdos que os contatos curtiram ou comentaram e as amizades iniciadas por eles.

O esforço desagradou os ;facebookianos;. Na comunidade da central de ajuda da rede social, chovem reclamações e a principal delas é não ter o recurso de simplesmente voltar à versão antiga do portal. O Twitter também fez mudanças. A nova interface está disponível na web e em dispositivos móveis. O microblog surge com quatro colunas que dividem os marcadores, o perfil, a linha do tempo e as menções. A intenção é simplificar, segundo a empresa.

O YouTube não ficou de fora. Para conferir as novidades, primeiro é preciso que o usuário aceite alterar o visual da página. A ideia, em prática desde julho, é reduzir a quantidade de gráficos e facilitar a busca dos vídeos mais populares. Além disso, em vez de optar por classificações em estrelas, agora o usuário pode avaliar a postagem como ;Gostei muito; ou ;Não gostei;. Para reverter as mudanças, basta clicar na opção de voltar ao visual antigo. Para quem quiser elogiar ou protestar, basta clicar em ;Feedback;, na página oficial do Cosmic Panda, nome do projeto gráfico.

E, por fim, o Gmail. Desde outubro, é possível redimensionar a janela e ter temas de fundo em alta resolução. Os menus agora podem ser personalizados para qualquer tamanho e a conversa entre usuários ficou parecida com os chats, contando com fotos dos integrantes da conversa. O que se destacou foi a atitude da empresa de saber do usuário o que ele achou do visual. O serviço de e-mail deixou disponível um link para quem quissesse opinar. Assim, o layout passa a ser construído com o internauta e tem mais chance de agradar aos mais exigentes.


COMENTÁRIOS*
[FOTO1]
Djalma Leandro Braga Junior: ;Gostei da nova interface do FB, do visual, da organização das publicações, da foto de capa. Mas a nova interface é muito pesada, e isso é negativo para quem tem uma conexão inferior a 1Mbps ou 2Mbps, ocasionando lentidão e travamento. A linha do tempo e o armazenamento de atualizações por mês e ano são ótimos para quem é bastante curioso.;

Clara Solano: ;Eu não gosto tanto. Ficou muito mais confuso e poluído. Cansa um pouco os olhos. Gostaria de pelo menos ter a opção de voltar para a versão antiga.;

Bruno Reis: ;Quanto às pequenas melhorias, eu gosto, sim. Mas a linha do tempo eu não gostei nadinha, fica tipo um blog bagunçado, nada funcional como deve ser uma página de perfil de uma rede social.;

* Posts escritos na comunidade Central de Ajuda do Facebook